Caracterização da Sala Papagaio

Picture
A sala Papagaio é uma sala dinâmica na qual estão à disposição das crianças todos os materiais necessários ao seu desenvolvimento.

Constituição física:
À entrada da sala podemos visualizar o quadro de informações onde está afixado o quadro com as reuniões a serem realizadas com os pais, a rotina diária e o material necessário para os dias em que têm actividades de educação física e natação.

Numa das paredes da sala está afixada a árvore dos aniversários, os planetas do Sistema Solar e alguns trabalhos das crianças. Estão também afixados trabalhos elaborados pelas crianças intercalados com canções infantis. A sala está equipada com três armários adequados à altura das crianças, que se destinam à arrumação dos materiais (cores, folhas, pincéis, entre outros); uma mesa com um computador e no centro da sala estão três mesas, uma redonda e duas hexagonais cada uma com seis cadeiras onde as crianças realizam os seus trabalhos individuais e/ou de grupo e outras actividades tais como a construção de puzzles, legos, etc. A sala contém as diferentes áreas propostas pelas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar sendo estas a área da biblioteca, da higiene, da garagem, da cozinha, do quarto de dormir e do tapete.

A área da biblioteca está equipada com livros e com três pequenos sofás;
A área da higiene possui um espelho e uma pia onde as crianças realizam a sua higiene oral e bebem água, no qual cada criança tem um copo, uma escova de dentes com protecção e uma pasta de dentes devidamente identificados;
A área da garagem possui carros e um tapete decorativo;
A área da cozinha possui um carrinho de limpezas, um fogão, uma cama de engomar, pratos, armários, etc.
A área do quarto de dormir possui uma cama, peluches, um espelho, etc.
A área do tapete é constituída por um círculo formado com a impressão da mão de cada criança, onde cada uma se senta quando é tempo de grande grupo.

É ainda importante referir que cada criança possui um cacifo para guardar objectos pessoais, sendo atrás da porta da sala que se encontram as chaves dos mesmos.

Mais importante que a disposição da sala, é a preocupação constante, por parte da educadora, em manter as áreas identificadas e adequadas à idade e ao desenvolvimento de cada criança de modo a que as suas necessidades sejam satisfeitas.

Actividades extra-curriculares: Inglês, Educação Musical, Informática, Educação Física e Natação.

Avaliação

No que diz respeito à avaliação das crianças, existem dois momentos, sendo o primeiro momento em Janeiro e o segundo no final do ano lectivo. Na avaliação a educadora tem como base as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar e deste modo tem em conta as diferentes áreas de conteúdo, isto é, a área de formação pessoal e social, a área de conhecimento do mundo e a área de expressão e comunicação que engloba o domínio das expressões motora, dramática, plástica e musical, o domínio da linguagem oral e abordagem à escrita e o domínio da matemática. Durante as actividades tentam sempre estabelecer uma relação/cooperação entre a educadora e o professor das actividades extra.