Caracterização da Instituição

Picture
O Colégio do Marítimo situa-se no Complexo Desportivo do Marítimo: Rua Campo do Marítimo, Santo António - 9020-208 Funchal.
Segundo o site do Centro Cultural de Santo António, a Freguesia de Santo António, pertence ao concelho do Funchal, com 22,21 km² de área e cerca de 21 931 habitantes (sensos de 2001), sendo a freguesia mais populosa do Funchal. Na área periférica mais próxima ao Colégio podemos encontrar uma vasta zona habitacional, o centro de saúde, uma padaria, um cabeleireiro, duas bombas de gasolina, um stand de automóveis, diversos restaurantes/bares, piscinas municipais, uma igreja, um supermercado e o Centro Cultural de Santo António.

Após uma entrevista com o director pedagógico da instituição, Dr. Carlos Monteiro, no passado dia 20 de Outubro, podemos aferir alguns dados nomeadamente a história/surgimento do Colégio, a sua organização, pessoal docente e não docente e ainda as parcerias com outras instituições.

O Colégio do Marítimo nasceu a 16 de Abril de 2006, devido à contínua necessidade de alfabetizar os jogadores do Clube Sport Marítimo nos meados dos anos quarenta, porque os jogadores eram homens do mar e os seus níveis de cultura eram baixos. Segundo Carlos Monteiro, o colégio foi criado por influência do clube Galatasaray, pois Carlos Pereira, numa viagem à Turquia de apresentação comercial, reparou que estes possuíam um colégio que dava apoio aos jogadores. Então, de forma a alfabetizar os jogadores do Clube Sport Marítimo, quis também proceder à construção de um edifício que permitia tornar os seus jogadores mais cultos.

Neste momento, a instituição em causa, acolhe crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo com origens estrangeiras e regionais (residentes no bairro social de Santo António e outras áreas envolventes), perfazendo um total de 194 alunos. Deste número de alunos, 138 frequentam o primeiro ciclo e os outros 56 o pré-escolar. Funciona num regime de tempo inteiro, abrindo às 7h30 e encerrando às 19h. Não encerra para interrupção lectiva tendo como alternativa as actividade extras proporcionadas pelo Campo de Férias.

Quanto sua à organização, possui 13 salas das quais 10 salas são destinadas ao 1º ciclo e outras 3 ao pré-escolar.

Organização física:
dois polivalentes, um fechado e outro aberto;
um pavilhão gimnodesportivo;
uma lavandaria;
um refeitório;
uma cozinha;
uma biblioteca;
um campo sintético de futebol;
quatro casas de banho, duas para rapazes e duas para raparigas;
uma casa de banho destinada a crianças com necessidades educativas especiais (NEE);
um elevador para transportar crianças com NEE.

No que diz respeito às refeições, estas são supervisionadas por uma nutricionista que elabora a ementa, cabendo ao professor/educador de cada sala, monitorizar a hora da refeição. Neste momento dedicado à alimentação, é avaliado, durante 15 dias, quem como o 1º e o 2º prato, bem como os comportamentos tidos à mesa. Esta avaliação tem como objectivo transmitir aos encarregados de educação a evolução dos seus filhos no que diz respeito aos comportamentos e consumo dos alimentos. A própria ementa também é avaliada de modo a perceber a satisfação dos alunos. Segundo o director pedagógico, se uma grande percentagem de alunos recusa a comida a ementa é repensada e/ou alterada.

Quanto ao pessoal docente, este é constituído por nove professores:
um para leccionar todas as disciplinas do programa do 1º ciclo;
um responsável pela expressão plástica;
um pela expressão físico motora (atletismo e natação);
um pela expressão musical;
um para leccionar a língua estrangeira (inglês);
um para estudo acompanhado;
um para as TICS;
um para o projecto multimédia o qual tem como objectivo potenciar determinadas aprendizagens tais como o jornalismo, o cinema, a fotografia e a elaboração de sites;
um professor de educação especial.

Faz ainda parte do quadro docente um director pedagógico e no pré-escolar, existe uma educadora responsável por cada sala.

No que diz respeito ao pessoal não docente, este é constituído por:
uma auxiliar administrativa;
um funcionário de serviços gerais;
cinco técnicas auxiliares do 1º ciclo;
seis técnicas auxiliares do pré-escolar.

Actualmente o Colégio do Marítimo estabelece parcerias com:
Universidade da Madeira (UMa);
Biblioteca Pública Regional da Madeira;
Clínica Equilibro;
Secretaria Regional da Educação;
Companhia de refeições Solução, Limitada e alimentação;
Programa de Saúde Oral que, quinzenalmente, desloca-se à instituição para dar sessões de higiene oral.